domingo, 29 de novembro de 2015


CONCEITOS DE GEOGRAFIA – 1º ANOS - 4º BIMESTRE

“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.
  • Cerrado 
_________________________________________________________________________________________


  • O desenho a seguir retrata um importante domínio morfoclimático brasileiro. Com relação a esse domínio, é correto dizer que ele:


           


  • tem formações vegetais consideradas xerófilas, adaptadas, portanto, ao déficit hídrico.

__________________________________________________________________________________

  • O pau-brasil foi a primeira matéria tintorial vinda da América a ser comercializada na Europa [...] A exploração do pau-brasil é reconhecida como o primeiro ciclo econômico da história do Brasil. [...] Foi explorado pelas maiores potências comerciais de então (portugueses, franceses, holandeses e ingleses, entre outros). [...] Em 1501, dom Manuel declarou o paubrasil monopólio da Coroa portuguesa. [...] Embora tenha sido oficialmente designado como espécie em perigo de extinção, o pau-brasil continua sendo alvo de comércio ilegal e também avança incessantemente o desmatamento de seu hábitat natural. [...] A redução da área original é o fator que mais coloca em risco a sobrevivência do pau-brasil, implacavelmente devastada ao longo dos últimos 500 anos.

  •  Mata Atlântica.



      ____________________________________________________________________________



O           


  •  A corrente Humboldt é um exemplo de correntes marítimas comportando-se como um fator  climático:
  •     As precipitações nas regiões oceânicas são causadas pela queda das temperaturas               provocada pelas corrente marítima
  •     As massas de ar seco faz com que o Atacama quase nunca presencie chuvas.
  •    A Cordilheira dos Andes impede que os ventos do leste cheguem até a região do Atacama,  contribuindo ainda mais para o seu clima desértico.


______________________________________________________________________________________

Em zonas de altas montanhas, como no Himalaia, a vegetação se desenvolve em diferentes altitudes, a que se associam variações das condições de temperatura, umidade, exposição do sol e ventos: Até 2000m, floresta tropical; de 2000 a 3000m, floresta temperada; de 3000 a 5000m, floresta de coníferas; de 5000 a 6000m, gramíneas; acima de 6000m, terreno coberto por gelo.
         

___________________________________________________________________________________________
  • As manchetes de jornal de junho de 2012 enfatizaram a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Su  Sustentável.   A Rio+20, como ficou conhecida, tinha o desafio de dar continuidade à conscientização global que que teve início na Rio 92: consumo que vise atender às necessidades das gerações presentes, sem comprometer o    atendimento às necessidades das gerações futuras.















terça-feira, 24 de novembro de 2015


2º ANOS - CONCEITOS DE GEOGRAFIA –
4º BIMESTRE

Um acidente geográfico que não tenha sido diretamente originado pela ação das placas     tectônicas:


Ø Grand Canyon





  A teoria da Tectônica de Placas explica como a dinâmica interna da Terra é responsável pela estrutura da litosfera, sendo INCORRETO afirmar:
  • A litosfera é a parte rígida que compõe a crosta terrestre; é segmentada em placas que flutuam em várias direções sobre o manto.

  • As placas continentais e oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.
  • O movimento das placas pode ser convergente ou divergente, aproximando-as ou afastando-as, ou ainda deslizando-as uma em relação à outra.
  • O tectonismo é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos.




    Nas formações proterozóicas, que ocupam cerca de 4% do território nacional, encontramos a maior parte dos minerais metálicos do Brasil. No mapa a seguir, a área assinalada pela letra A exemplifica a importância econômica desses terrenos com a produção mineral de :





    • ferro, no Quadrilátero Central, sob o controle da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) associada a outras empresas.



    Muitas catástrofes naturais abalam a humanidade, como terremotos, vulcanismo e maremotos. No Brasil, a ausência desses fenômenos é explicada pela:
    Localização, distante de dorsais oceânicas e das bordas das placas tectônicas.


    O arquipélago de Fernando de Noronha, as ilhas de Trindade e Martin Vaz e os   rochedos São Pedro e São Paulo são ilhas oceânicas brasileiras.
    Considerando que essas ilhas não guardam nenhuma     relação com o relevo continental.

    • vulcanismo submarino


    • acumulação de corais

      À medida que crescem a população e as cidades, ocorre também uma crescente demanda pela água, que é utilizada de diversas formas como, por exemplo, no uso doméstico, nas indústrias, na agricultura e pecuária. Relacione à demanda de água, que mostra onde a água é requerida em maior quantidade.


    • Na agricultura, principalmente na irrigação de lavouras.











    segunda-feira, 23 de novembro de 2015


    3º ANOS-CONCEITOS -  4º BIMESTRE -
    OMC, organização internacional que dispõe, atualmente, de mais de 150 países membros, envolvidos com as questões de comércio internacional.

    • Sendo o seu principal objetivo a organização é normatização para ampliar o comércio internacional.

    __________________________________________________________________________________


    A circulação tem grande significado geográfico. No tocante ao transporte, ela compreende homens e riquezas; já no campo das comunicações, inclui o som, a palavra, a imagem, as ideias e, por conseguinte, a experiência de espaço e de tempo. Com base nos conhecimentos sobre a abordagem geográfica da circulação,  pode-se afirmar que:

    • Revolução Industrial impulsionou a revolução dos transportes, possibilitando a construção de ferrovias e o uso da máquina a vapor na navegação.
    • A popularização do automóvel, o surgimento do avião, a transmissão de energia elétrica em alta tensão, o desenvolvimento da comunicação e dos transportes são marcas da sociedade industrial.
    • A produção de computadores, softwares e satélites, a utilização do fax e dos cabos de fibra óptica permitiram que as informações econômicas e financeiras e o fluxo de capitais se tornassem mais globalizados.


    ________________________________________________________________________________



    A globalização ora em curso está para o atual período científico-tecnológico do capitalismo como o colonialismo esteve para sua etapa comercial ou o imperialismo para o final da fase industrial e início da fase financeira. Trata-se de uma expansão que visa aumentar mercados e, portanto, lucros, que é o que de fato move os capitais produtivos ou especulativos, na arena do mercado.

    • Sobre as manifestações características da globalização, a nova divisão internacional do trabalho permite que grandes conglomerados empresariais passem a exercer uma dominação crescente no setor industrial e de serviços.


    _________________________________________________________________________________


    • A discussão sobre o narcotráfico permeia os mais diversos ambientes diplomático-administrativos e assume posição de destaque nas agendas dos Estados americanos e no restante do mundo. Tal debate giraria, em torno, principalmente, das políticas de segurança nacional, uma vez que o mesmo congregaria e patrocinaria a criminalidade “organizada” em diferentes nações do espaço mundial. Sobre o exposto, é correto afirmar que: hoje as rotas do narcotráfico alcançam o mundo inteiro e não diferenciam países produtores de países consumidores. Este mercado global atinge lucros que podem ser comparados a determinados setores da indústria, o que afere um imenso poder ao tráfico de droga


    • _____________________________________________________________________________________
    • “Para avaliar se  uma cidade é global, considera-se: o número de escritórios das principais empresas(em contabilidade, consultoria, publicidade e banco) e a sua rede financeira/bancária, de telecomunicações etc.. As cidades globais são vetores importantes da globalização. Elas são sede de poder e por meio delas que a economia global é administrada, coordenada e planejada. Elas formam uma rede onde transitam os trilhões que alimentam os mercados financeiros internacionais. [...] Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo”.
    • Influência supranacional.