segunda-feira, 23 de novembro de 2015


3º ANOS-CONCEITOS -  4º BIMESTRE -
OMC, organização internacional que dispõe, atualmente, de mais de 150 países membros, envolvidos com as questões de comércio internacional.

  • Sendo o seu principal objetivo a organização é normatização para ampliar o comércio internacional.

__________________________________________________________________________________


A circulação tem grande significado geográfico. No tocante ao transporte, ela compreende homens e riquezas; já no campo das comunicações, inclui o som, a palavra, a imagem, as ideias e, por conseguinte, a experiência de espaço e de tempo. Com base nos conhecimentos sobre a abordagem geográfica da circulação,  pode-se afirmar que:

  • Revolução Industrial impulsionou a revolução dos transportes, possibilitando a construção de ferrovias e o uso da máquina a vapor na navegação.
  • A popularização do automóvel, o surgimento do avião, a transmissão de energia elétrica em alta tensão, o desenvolvimento da comunicação e dos transportes são marcas da sociedade industrial.
  • A produção de computadores, softwares e satélites, a utilização do fax e dos cabos de fibra óptica permitiram que as informações econômicas e financeiras e o fluxo de capitais se tornassem mais globalizados.


________________________________________________________________________________



A globalização ora em curso está para o atual período científico-tecnológico do capitalismo como o colonialismo esteve para sua etapa comercial ou o imperialismo para o final da fase industrial e início da fase financeira. Trata-se de uma expansão que visa aumentar mercados e, portanto, lucros, que é o que de fato move os capitais produtivos ou especulativos, na arena do mercado.

  • Sobre as manifestações características da globalização, a nova divisão internacional do trabalho permite que grandes conglomerados empresariais passem a exercer uma dominação crescente no setor industrial e de serviços.


_________________________________________________________________________________


  • A discussão sobre o narcotráfico permeia os mais diversos ambientes diplomático-administrativos e assume posição de destaque nas agendas dos Estados americanos e no restante do mundo. Tal debate giraria, em torno, principalmente, das políticas de segurança nacional, uma vez que o mesmo congregaria e patrocinaria a criminalidade “organizada” em diferentes nações do espaço mundial. Sobre o exposto, é correto afirmar que: hoje as rotas do narcotráfico alcançam o mundo inteiro e não diferenciam países produtores de países consumidores. Este mercado global atinge lucros que podem ser comparados a determinados setores da indústria, o que afere um imenso poder ao tráfico de droga


  • _____________________________________________________________________________________
  • “Para avaliar se  uma cidade é global, considera-se: o número de escritórios das principais empresas(em contabilidade, consultoria, publicidade e banco) e a sua rede financeira/bancária, de telecomunicações etc.. As cidades globais são vetores importantes da globalização. Elas são sede de poder e por meio delas que a economia global é administrada, coordenada e planejada. Elas formam uma rede onde transitam os trilhões que alimentam os mercados financeiros internacionais. [...] Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo”.
  • Influência supranacional.









0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial