quinta-feira, 2 de junho de 2016

1º ANO - GLOBALIZAÇÃO E REDES GEOGRÁFICAS - 2º BIMESTRE


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6

A GLOBALIZAÇÃO E AS REDES GEOGRÁFICAS

  •        Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligadas

  •      A globalização é um processo em que se verificam forte integração entre as economias nacionais através de redes, mais mostra também muitas desigualdades.  
  •      As redes geográficas como um conjunto de locais da superfície terrestre conectados ou interligados entre si.

         Estas redes são a forma principal dos espaços da globalização, sendo essenciais para que este fenômeno se materialize ou se concretize. As redes geográficas levam em conta “espaços descontínuos”, com uma abrangência horizontal, mas intensamente articulados.






  • Ela têm um forte viés econômico mas que transcende o âmbito da economia  e se manifesta também na:
  • Informação;

    Geografia.
  • Cultura;
  • Política.
  • A internet,o celular, as transmissões por satélite, o cabo de fibra óptica tornaram a informação muito rápida e eficaz.


  • A globalização geográfica


  •  O processo em que um local se torna global seja pela sua localização e grau de conexões;
    Exemplos:
    Locais onde se localizam as empresas transnacionais e seus processos de expansão do conhecimento e da sua cultura pelo mundo.
  • Desempenhadas pelas transnacionais e sua presença global que viabilizam os fluxos globais as exportações dos seus produtos e de produção descentralizada que ocorre em diversos países.

  • Em linhas gerais os espaços destinados a esses novos investimentos são escolhidos em função de:

    Acesso aos recursos naturais (para indústria do setor primário);
    Tamanho do mercado local;
    Ambiente político estável e favorável aos negócios;
    Mercado interno de crescimento;
    Presença de fornecedores e parceiros;
    Condições de acesso aos mercados regional e global (infraestrutura).
      
    As dez maiores empresas do mundo, apresentam um faturamento anual de 1,7 trilhão de dólares.
    O PIB do Brasil o 7º do mundo foi de 2,6 trilhões de dólares em 2013

    Entre empresa e corporação, a diferença é    banal: uma corporação é um grupo que reúne várias empresas de diversos ramos e que concentra muito capital e interesses sob um único controle.

    A dimensão política da globalização revela-se, na discussão sobre o Estado: qual é o seu papel nos dias de hoje.

    Na globalização o Estado perdeu força, o que era regido pelo Estado hoje é conduzido pormegaempresas transnacionais, por instituições internacionais (como o Bco. Mundial, a OMC, o FMI, o G-8 etc.) e mesmo por ONGS, e agora reparte com outros agentes as diretrizes nacionais e internacionais















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